bicicletas e bolos

uma combinação de verão típica da família quelhas

ver os grandes eventos ciclísticos do ano…o tour, a volta, a vuelta

comer em casa, comer fora de casa, comer salgados mas sobretudo experimentar doces, porque é quando temos tempo para perder com estas receitas que exigem mais etapas…como as provas de bicicletas, são mais longas e mais exigentes

às bicicletas e aos bolos só sobrevivem os verdadeiros profissionais…ou então quem tem uma bimby! 🙂

do mesmo modo que comecei a andar de bicicleta tarde (foi porque teve que ser…tipo, se não o vences junta-te a ele) também foi tarde que comecei a dedicar-me com mais empenho à produção de doçaria para a família e amigos

comecei tarde (este ano!) mas já apanhei o pelotão e preparo-me para um sprint em direcção à meta…dos doces!

as receitas mais elaboradas eram as que mais me assustavam, mas desde que tenho a bimby que me vejo como a melhor doceira do mundo :); não há receita que me escape

e há uma receita em particular que me diverte muito…é perfeita para o verão, fácil de fazer na bimby, impressiona muito os comensais e combina…BICICLETAS E BOLOS, claro!

estou a referir-me à coroa de choux recheada com creme* (pode ser creme de pasteleiro, chantilly ou praliné na versão original) que deve o seu nome a uma prova ciclística que se realiza anualmente entre as cidades de Paris e Brest num circuito circular…daí a forma do doce e o seu nome: Paris Brest

perfeita para celebrar o fim do verão e da época de provas ciclísticas

Massa choux (aprox. 30 choux)
Ingredientes
160 grs farinha
250 grs água
100 grs manteiga
1 c. chá de sal
1 pitada de açúcar
4 ovos

Preparação
· Pese a farinha e reserve.
· No copo coloque a água, a manteiga, 0 sal, 0 açúcar e programe 5 min/100°/ vel 1
· Junte a farinha de uma vez só e programe 15 seg/ vel 4
· Retire 0 copo da base e deixe a massa arrefecer 20 minutos
· Bata os ovos a parte, e com a Bimby em funcionamento na vel 4, adicione-os através do bocal da tampa
· Coloque a massa dentro de um saco pasteleiro e deixe repousar durante 30 minutos.
· Pré-aqueça 0 forno a 180°
. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, faça pequenos montes, separados uns dos outros, com a ajuda do saco de pasteleiro
· Reduza a temperatura para 160° e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até que fiquem dourados. Deixe os choux arrefecerem dentro do forno com a porta entre-aberta

*eu junto-lhe fruta

Deixe um comentário