pastilha, salada e outras iguarias

pastilha de frango | salada marocaine | couscous

jantar_mar1

há já algum tempo que não me enfiava na cozinha uma tarde inteira para cozinhar…e fotografar 🙂

ontem retomei o hábito de relatar aqui no blog as minhas experiências culinárias…com o pretexto de dar a provar aos amigos as iguarias experimentadas em Marraqueche, aproveitei a visita semestral* do Luís Diogo e dediquei-me à comida marroquina!

ainda com a coragem (bem orientada pela minha prima) que me levou a entrar em qualquer restaurante aberto** e com bom aspeto (tal como faria por cá) e até a experimentar a comida das bancas da praça Jamma el Fna, qual Anthony Bourdain, decidi arriscar e cozinhar um menu assente na repetição dos pratos que mais vezes comemos em viagem; éramos 3 em viagem e pedíamos sempre 3 pratos: pastilla ou bastille de frango, salada marocaine e tagine com o incontornável couscous!

couscous

ontem só não fiz tagine, até porque me faltava o recipiente adequado, mas estive 3 horas (três horas!) a cozinhar o couscous ao vapor***, macio e saboroso, na sua versão marroquina, com 7 vegetais, bem diferente da versão 15 minutes meals do Jamie Oliver 🙂

com a ajuda da Bimby e do recipiente varoma em modo de couscoussier, aproveitei as ditas 3 horas para fazer pastilha****, esse prato surpreendente (uau!!) em que doce e salgado, macio e estaladiço, se entendem tão bem 🙂

pastilla1

para acompanhar, a minha versão pessoal da salada marocaine, até porque esta especialidade se define pela diversidade de ingredientes que cada restaurante apresenta…a minha tinha as indispensáveis azeitonas, cenoura e courgette ao vapor, as primeiras com orégãos e a segunda com cebola e passas caramelizadas, beterraba em cubos, hummus e compota com sementes de sésamo! ainda pensei em fazer pão marroquino, mas incrivelmente não encontrei sémola de trigo à venda 😦

foi um jantar realmente original…só que o tempo de preparação dos pratos impediu-me de fazer uma cobertura fotográfica à altura 🙂

*este ano até veio mais vezes, por causa do filme 🙂
** era ramadão e os restaurantes recomendados pelos amigos estavam fechados 🙂
***inspirada por esta receita
****retirei a receita daqui…só me faltou a água de flor de laranjeira 🙂

Deixe uma Resposta

