regresso à vida

piscina de Monfortinho | bolo de laranja e outras iguarias

monf_laranja

não é que tenha tido nenhuma experiência de quase-morte durante o fim de semana e tenha regressado à vida depois de pairar sobre o meu próprio corpo durante alguns minutos de reanimação….ok, assumo, eu vejo demasiado cinema fantástico

a verdade é que as últimas semanas foram tão “diferentes” que tive momentos assim, vi-me fora do corpo, como se outra pessoa estivesse a olhar para mim mesma 😦

este fim de semana foi intenso, de uma intensidade daquelas que apaga recordações menos boas e implanta sensações novas

primeiro a Rita foi para a Madeira…mas quase que não ia, porque entre a ansiedade e o pânico esteve para ficar cá!

a seguir fomos nós, o trio restante, na romaria anual à piscina do clube de Pesca e Tiro de Monfortinho…muito calor, muita sombra, muita comida 🙂

por tradição, o homem da casa sai de madrugada, sim que às 6h da manhã de domingo é de madrugada, e o resto da família segue-o, umas horas depois….

também por tradição (???) costumo perder-me pelo caminho, costumo atrasar-me bastante, costumo enervar-me às lágrimas, o que num domingo de sol é muito triste

mas a tradição já não é o que era, e como ignorei o GPS (coisa maldita) não me perdi!

estranhamente também não me atrasei e não me enervei!

isto apesar de ter feito um piquenique que enchia a mala do carro de cestos e malas térmicas 🙂

foi aí que percebi que tinha regressado à vida, aquela vida de cozinhar sem parar, ligar a Bimby e não descansar, deixar de sentir o calor do forno e de ouvir o apito da máquina 🙂

monf_focaccia

fiz sopa de peixe, fiz focaccia (que fica ótima na versão caprese, recheada de tomate, mozzarella e manjericão), fiz bolo de laranja (em versão queque), fiz salada de polvo, tudo by Bimby!

já deu para matar saudades da vida, e sempre me distraí das saudades da Rita que só volta na 5ª 🙂

a receita do bolo, a única que não está online, está logo a seguir ao intervalo 🙂

Bolo de laranja

INGREDIENTES (para cerca de 24 queques grandes)
1 laranja inteira (casca fina)
Sumo de 2 laranjas
250 g açúcar
100 g óleo
4 ovos
300 g farinha
2 c. chá de fermento em pó p/ bolos

PREPARAÇÃO
· Pré-aqueça 0 forno a 180° C.
· Coloque no copo a laranja inteira com 0 sumo de uma laranja e programe 15 Seg/Vel 9.
· Junte 0 açúcar, 0 óleo, os ovos e programe 2 Min/37°/ Vel 4.
· Adicione a farinha, 0 fermento e programe 15 Seg/ Vel 3.
· Coloque numa forma de coroa de 20 cm untada com margarina e polvilhada com farinha, leve ao forno cerca de 30 minutos.
. a minha versão consiste em deitar em formas de queque das de papel! evita-se ter que untar a forma e as porções ficam logo divididas! o resto do processo é igual ao sugerido na receita da Bimby
· Retire, deixe arrefecer e regue com sumo de laranja ou polvilhe com açúcar em pó.
Dica da Vorwerk: Pode cozer a vapor. Com 0 copo limpo coloque 1000 g de agua e programe 10 Min/ Varoma/ Vel 1. Coloque a forma no recipiente Varoma e cubra com papel alumínio deixando espaço para 0 bolo crescer e programe 60 Min/ Varoma/Vel 2. verifique se 0 bolo já está cozido, senão programe mais tempo a mesma temperatura e velocidade.

NOTA SOBRE A SALADA DE POLVO: os 4 segundos proposto para picar os  cebola, os pickles, o azeite e o vinagre são excessivos! o resultado é quase uma pasta! eu reduzi o tempo para 2 segundos e fica ótimo 

Um pensamento sobre “regresso à vida

Deixe uma Resposta

