o dragão, o santo e o livro

hoje celebra-se, em muitos países cristãos, como Portugal, o dia de S. Jorge, santo guerreiro a quem se atribui um episódio fantástico e romântico, que começa no médio oriente com uma donzela líbia e um dragão de cabeça perdida (o dragão e o santo…pela donzela) e  termina em Portugal, sob influência dos ingleses que em tempo de cruzadas,  usaram o santo mártir, originário da Turquia, como ideal a seguir pelos guerreiros santos!

a sua presença como santo protetor alastrou do médio oriente, à Europa Central e Oriental e da bacia do Mediterrâneo até à península ibérica…

por esse motivo, hoje celebra-se o dia de S. Jorge, dia em que terá morrido à mãos de Diocleciano, dia do Santo padroeiro de Portugal, da Inglaterra e da região da Catalunha na vizinha Espanha..

e porque Cervantes, cuja personagem mais famosa era uma espécie de S. Jorge que em vez de dragões perseguia gigantes, morreu a 23 de abril tal como o santo, também se celebra o dia internacional do Livro!

por isso, como um soldado antes de entrar em batalha, grito: POR S. JORGE…leia um livro!!! 🙂

hoje celebra-se ainda S. jorge como santo padroeiro dos escuteiros (por influência inglesa), atividade a que me dediquei durante um período “consistente” da minha infância e juventude 🙂

p.s. – para celebrar a efeméride literária ofereci à minha Ana mais velha, Emma, um clássico de Jane Austen, para a mais pequena, uma aventura de Geronimo Stilton, e para o pai da família, o Papa-quilómetros, espécie cruzada entre o álbum fotográfico e o livro de cozinha 🙂

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s