a GRANDE mudança….

depois de ultrapassada a crise da dupla identidade, a minha vida deu uma volta de 180º

mudei QUASE tudo…

Nome: de Rosário, e para afastar a senhora de 80 anos, passei a ser Maria do Rosário e Branco Pires para dar um toque adulto…o Henriques aparecia às vezes, mas pouco e quase ninguém o conheceu ou conhece…às vezes era rosa bermonte 🙂 mas só para alguns

Idade: adulta…foi quando mudei a relação jurídica com o estado português e então optei por não ter dupla nacionalidade! Angola passou a ser a naturalidade…

Morada: a maior de todas as mudanças…de “Sanmegué”l para o” Contenente”…para trás ficou um bocadinho grande de mim…os amigos, as recordações, as sensações, as emoções, o mar, o mar, o mar…ainda sinto saudade, que com0 diz a música, é um luto que me cobre o coração
vim parar à província, que odiei com todas as forças do meu ser, até descobrir o céu de um azul que só existe aqui, o calor e o aroma doce das noites de verão, a calma, a paisagem de curvas tranquilas, as cores da secura, sim a secura, porque quem viveu 11 anos com humidade ( leia-se mofo) e verdura exuberante, encanta-se com a secura!

Família: reduziu-se a 4: pai, mãe, filho, filha…um pouco disfuncional como é tradicional; passei a ser mandada por um irmão mais velho, quando antes era “aconselhada” 🙂 por 2 irmãs grandes!

 

Características Físicas: ainda a lutar com a prega cutânea e o perímetro da cintura, mas com a massa adiposa e a massa muscular mais equilibradas :); mudava muito de aparência, mudei o corte e cor do cabelo, o peso, para mais e para menos, passei de cara lavada a usar rimel e eyeliner, usei chumaços e brilhantina! eu sei lá, afinal eram os anos 80! que figuras tristes…wake me up before you go go

Características Psicológicas: o génio ficou assumido, se era bom ou se era mau, isso é uma questão gramatical; queria ser tudo, e afinal não sabia o que ser na vida…fiz testes psicotécnicos e os resultados foram…inconclusivos!!! como era criativa, enveredei pelas artes, mas sem esquecer as ciências e quanto mais exatas melhor!

Outras Características: do Disco, passei ao Rock, ao Pop até aterrar  no Jazzzzz e no Swing….assumi a paixão pelos livros, que devorava até à exaustão, ao ponto de ler o mesmo livro repetidamente quando já tinha lido tudo o que havia em casa; apaixonei-me perdidamente pelo cinema, aquele do grande ecrã às escuras e eu até ia mesmo para ver o filme, mas os da televisão também serviam para saciar a gulodice cinéfila, até me perder de todo nos clubes de vídeo!!!
descobri que sabia tomar conta de mim sem depender dos outros, graças a uma pergunta simples que me fizeram à chegada à cidade…“tratas tu disso, não é?” e eu tratei, claro…obrigado Tios :);
descobri que era  academicamente muito bem sucedida, graças ao facto de dominar o vocabulário…afinal o raciocínio era um efeito e não a causa!
descobri novos amigos e alguns inimigos…e aprendi a defender-me, mas doeu!
quis ser arquiteta, mas o meu pai achou que não era profissão para mulher, andar no meio das obras, então escolhi ser designer, que é uma espécie de arquiteto de não-casas :)…acabei por estudar para professora…e não é que gostei?

p.s. mudei mais coisas, mas não me parecem apropriadas para contar aqui 🙂

Um pensamento sobre “a GRANDE mudança….

Deixe uma Resposta

