de sete para catorze, é sempre a duplicar…

fase decisiva na vida de qualquer criança/jovem que descobre, muito antes das “novas tecnologias”, das redes e do Facebook, que tem um alias, um avatar, ou seja, uma personalidade dupla!

Nome: foi aqui que tudo começou…porque a Zarita da mãe, Rosarinho do resto da família, passou a ser a ROSÁRIO….e se a do nome de senhora com 80 anos passou a sair à rua todos os dias, a outra infeliz, raramente saía de casa :); mas em contrapartida, pude inventar uma nova pessoa, a tal com nome de senhora, que podia ser uma coisa qualquer, diferente do que era até esse dia, e que ia mudando à medida das ocasiões (tal qual os nossos perfis no Facebook, certo?)

Idade: literalmente duplicou! e com o aumento da idade, também aumentaram outras “coisas”…mas falo delas abaixo 🙂

 

Morada: nas ilhas… e este pormenor que é, aparentemente, insignificante, significou muito para quem vive dos 7 aos 14 rodeada de mar!
para começar, descobri que u afinal era ú (têm que fazer beicinho para dizer esta letra senão não alcançam a mensagem…), lá está a mesma letra, 2 sons diferentes, um para usar em  casa, outro para usar na escola;
depois aprendi, em verdadeiro rigor, que a maior elevação do país era na ilha do Pico, apesar de toda a gente dizer que era na Serra da Estrela, ou seja, outra informação duplicada;
descobri que a mesa da escola servia para dois fins: para apoiar o material escolar e como refúgio anti-sísmico!
quando outros comiam pastilhas elásticas eu comia “gamas”¹, usava “alvarozes”² quando vestia jardineiras e quando se armava uma confusão era sempre um grande “lêlan”³, entre outras duplicidades vocabulares…
falava português, mas pensava em USAês…
enfim, tenho genes da Beira Baixa, mas a minha alma será sempre Micaelense 🙂

Família: continuou numerosa…mas dos sete originais perdemos um elemento, uma pessoa que era a minha ponte para o resto da família, aquela pessoa  que vivia quase para mim, ou pelo menos, eu achava que era assim, de quem ainda hoje tenho saudades…e por isso, a Rosarinho feliz, também se tornou na Rosarinho triste….

Características Físicas: a rechonchudice manteve-se durante quase toda esta época, com aumento significativo para o final do período 😦 …. apareceram coisas grandes e, claro, a dobrar!! a atividade física tendeu a diminuir mas a falta de controle do equilíbrio e da motricidade em geral continuou, com gesso, ligaduras e algumas suturas pelo meio…às vezes mais do que 2 vezes! apesar de não controlar os movimentos, ganhei fama de ser grande lutadora, porque sempre que era preciso impor respeito aos miúdos (sim os do outro sexo) iam-me buscar porque media à vontade mais 1 palmo de altura que os outros  e as outras todos!

Características Psicológicas: assumidamente era chata, mesmo CHATA (2x), com mau génio em casa, e uma santa na escola, na catequese, nos escuteiros; a vaidade e a teatralidade aumentaram e por isso além de engraçada  também a ser reconhecida como criativa;  tímida e completamente imparável quando começava a falar (?); a cinofobia* continuou e ao medo dos cães grandes acrescentei, bem, o medo aos cães todos…

Outras Características: já sabia falar inglês, além do português (pois 2 línguas), por isso, quando me punham fora da sala para não ver (só não VIA) a “Balada de Hill Street”, série considerada muito adulta para a minha idade,  eu dava gargalhadas quando OUVIA as piadas! tinha mais do que 2 amigos, mas continuavam a pertencer a 2 categorias…uns existiam em carne e osso, e os outros não! descobri sensações novas, e muitas emoções, e nem sempre estes dois fenómenos se entendiam bem; passei a ser organizada, graças a ter passado todo este período como avezinha e depois guia, na AEP**, mas só descobri esta características no período seguinte, mas isso fica para amanhã 🙂

¹ versão micaelense para chewing gums
² versão micaelense para overalls
³ versão micaelense para leilão
* medo de cães…não leram ontem?!
** Associação de Guias de Portugal =  Escuteiros só para meninas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s