frutos da época

agora que a temperatura começou a baixar e a que chuva decide surpreender-nos a cada instante, somos irresistivelmente atraídos pela ideia – e pela ação, quando é possível 🙂 – de perder tempo dentro de casa…

em boa companhia, em ambiente confortável, a salvo da intempérie; que mais podemos pedir?

boa comida, é claro 🙂

e por boa quero dizer saborosa mas também rica em valor nutritivo e de preferência baseada em produtos sazonais e da região…enfim, BOA!

esta manhã, lendo os jornais diários, dei com mais uma entrada no dicionário dos alimentos, do Prof. Pedro Carvalho, que escreve regularmente sobre nutrição num dos principais jornais nacionais; já tinha visitado o dicionário quando, em pleno verão, este nutricionista elogiou o valor da cerveja, e agora dei comigo a ler sobre alguns dos alimentos típicos desta estação e de que tanto gosto

com a colaboração do site eat the seasons, já aqui mencionado, averiguei quais os produtos da época, isto é, os verdadeiramente da época, porque não há estações para a fruta e os vegetais no supermercado 😦

excelente motivo para perder algum tempo para celebrar (e fotografar no meu estúdio – a mesa da cozinha 🙂 ) estas maravilhas naturais:

a abóbora é a minha companheira das sopas às quais um colorido ocre e uma textura suave, mas também adoça o pão e o requeijão; gosto particularmente da variedade abóbora manteiga, mas nunca digo nunca à abóbora menina; não tem praticamente gordura e é constituída quase exclusivamente por hidratos de carbono e fibra sendo rica em vitamina A e C, em cálcio e ferro; para além da sopa e do doce usa-a para fazer o famoso bolo com maçã e cobertura de queijo

os cogumelos estão, sempre que possível, presentes nas minhas refeições; sou viciada neste fungo que, segundo o Prof. Pedro Carvalho é um super-alimento, constituído basicamente por água (mais de 90 por cento), fibra e proteína e é  rico em vitaminas do complexo B e minerais, com apenas 14 kcal por 100g  (nos cogumelos frescos, porque os de conserva são menos interessantes em termos nutricionais); eu gosto particularmente das variedades marron ou cremini, mas também dos portobello (que são a mesma variedade dos cremini mas num estádio de desenvolvimento diferente) e dos pleurothus que cozinho da forma mais natural  possível ou em misturas mais arrojadas

as castanhas, que são o tema do artigo que li hoje no dicionário dos alimentos, são a estrela deste fim de semana, aproveitando que 6ª feira foi dia de S. Martinho; até ao séc. XVII, a castanha era dos “farináceos” mais consumidos na alimentação dos beirões e transmontanos, substituindo o pão e as batatas; é constituída sobretudo de hidratos de carbono (50% ), fibra e proteína; muito pobre em gordura, possui razoáveis quantidades de vitaminas do grupo B, vitamina C, cobre e manganésio; este ano, as primeiras castanhas a surgir no mercado, para além de caras eram de muito má qualidade e cá em casa serviram quase só para a decoração da mesa 🙂

se a castanha é uma estrela a romã é sem dúvida uma jóia (aliás, o seu nome em espanhol, francês e inglês faz alusão à pedra preciosa granada); de acordo com o dicionário dos alimentos  na cultura iraniana Eva foi traída  por uma romã e não por uma maçã; oferece o maior potencial “medicinal” comprovado, devido ao seu elevado teor em polifenóis que estão associados à sua capacidade antioxidante (quase 3 vezes superior à do vinho tinto e chá verde) e que  tem revelado resultados promissores na prevenção de alguns cancros (próstata e mama) e na diminuição da inflamação característica da artrite; é para dizer…bonito e bom :); tem a vantagem de se poder usar com outros ingredientes sem “contaminar” em demasia o paladar final do prato, conferindo-lhe um toque especial 

p.s. – os espargos, completamente fora de época, só estão na foto para fazer contraste nas cores 🙂

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