dia de todos os espíritos…criativos

embora o Halloween seja uma festa estrangeira recentemente  introduzida nas nossas vidas com o contributo das escolas e dos professores de inglês (o cinema também tem a sua responsabilidade no assunto…), é antes de mais…uma FESTA!

celebramos os mortos, o medo, o horror , o que de certa maneira já estava incluído na celebração do dia de Finados (esta designação é extraordinária) e dia de Todos os Santos (globalização espiritual?), mas fazemo-lo com uma certa alegria, se tal é possível…

como dizia a Judite de Sousa, há uns anos numa reportagem da RTP…é uma roda viva nos cemitérios 🙂

e no México é mesmo assim…as famílias dos vivos vão almoçar com as famílias dos mortos e fazem um piquenique nas campas dos familiares que já se foram…. 😦

por cá os adultos até aos 40s (como eu) ainda pensam em prestar homenagem a quem já não está cá, visitando o cemitério onde, silenciosamente, se depositam flores frescas e se arrancam algumas ervas daninhas…

as crianças, por outro lado, já só pensam em bruxas, jack-o-lanterns, doces e visitas noturnas às casas dos vizinhos 🙂

1. escolher a abóbora e cortar-lhe o topo (esta são abóboras especiais porque não têm polpa…só sementes)

2. limpar o interior (uma colher de gelado é o ideal) e desenhar uma expressão na casca (no site da Martha Stewart há muitos modelos)

3. escavar e gravar…se tiramos tudo fica mais luminoso, mas se deixarmos uma camada fina de polpa fica mais engraçado! nós usamos goivas para a gravação!

como estou entre dois mundos (tenho 40s  e tenho crianças), adoto as duas modalidades de celebração e já comecei a preparar as abóboras, segundo o método descrito no site da Martha Stewart, onde se podem encontrar muitas ideias para desfrutar o Halloween…

é que só se pode ter medo a brincar esta semana…depois é mesmo a sério!!!

Anúncios

3 pensamentos sobre “dia de todos os espíritos…criativos

  1. Pois, eu que “estava a ver a bola e a beber uma bjeca” tive que pegar nas goivas e desgraçar os dedos todos. E no fim ainda tiver que limpar. Pai de família sofre!
    😉

  2. o jornal “Reconquista” é uma presença constante na nossa vida…mesmo depois de lido e relido damos-lhe (re)utilização nos nossos momentos criativos 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s